Wednesday, October 27, 2010

MORRE, AOS 60 ANOS, O EX-PRESIDENTE ARGENTINO NÉSTOR KIRCHNER

Morreu, nesta Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010, por volta das 10h00, Néstor Kirchner, ex-presidente de Argentina e marido da actual chefe de Estado, Cristina Fernández Kirchner, vítima de ataque cardíaco.
"Foi uma morte súbita. Vai ser divulgado um boletim médico", disse Luis Buonomo, médico de Kirchner, em entrevista.
Kirchner morreu depois de ter sido internado de emergência por problemas cardíacos no hospital José Formenti, na cidade de El Calafate, na província de Santa Cruz (Sul da Argentina, na região da Patagónia), berço político do casal Kirchner. Segundo a imprensa local, os Kirchner descansavam na residência da família na cidade desde o fim-de-semana.
Embora jovem, com apenas 60 anos, a verdade é que os problemas de saúde do ex-presidente e deputado não eram novos. Em 2004, Kirchner teve um crise gástrica derivada da síndrome do cólon irritável. Em Fevereiro, foi submetido, de urgência, a uma cirurgia de alta complexidade para desobstruir a artéria carótida direita. Em meados de Setembro, foi submetido a uma angioplastia coronária, um procedimento para a dilatação de uma obstrução ou estreitamento das artérias do coração, depois de ter sido internado com dores no peito. De acordo com nota divulgada pelo governo à época, o procedimento, que incluiu a colocação de uma prótese metálica que, posicionada no interior de artérias coronarianas obstruídas, normaliza o fluxo sanguíneo local, foi um sucesso.
O chefe de gabinete do governo da Argentina, Aníbal Fernández, e outros funcionários da Administração Cristina Fernandez partiram para El Calafate por conta da morte súbita de Kirchner, enquanto dezenas de pessoas se reuniram em frente à Casa Rosada, à espera de notícias.
A imprensa local informou que o corpo de Kirchner pode ser levado para Buenos Aires para o funeral, mas ainda não há confirmação desta possibilidade.
Entretanto, líderes latino-americanos lamentaram já a morte do ex-chefe de Estado argentino. O presidente venezuelano, Hugo Chavez, enviou uma mensagem de pesar a Cristina Fernández Kirchner, que dizia: “Ai, minha querida Cristina...Quanta dor! Que grande perda sofre a Argentina e a nossa América! Viva Kirchner para sempre!!”. O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, afirmou-se impressionado com a morte de um "companheiro e amigo na construção de uma América Latina sem exclusões". O recém-empossado presidente colombiano, Juan Manuel Santos, também lamentou o falecimento de Kirchner, dizendo que "é uma grande perda para a Argentina e para o continente", pedindo um minuto de silêncio em homenagem ao colega.
Néstor Kirchner nasceu a 25 de Fevereiro de 1950 em Río Gallegos, na província de Santa Cruz, na região da Patagónia. Advogado, foi intendente de Río Gallegos (1987-1991) e governador da província de Santa Cruz (1991-2003) pelo Partido Justicialista, que liderava.
Presidente da Argentina de 2003 a 2007, a sua passagem pela Casa Rosada ficou marcada pela consolidação da recuperação económica do país, depois de uma forte crise económica e política nos anos anteriores, tendo também contribuído para a reunificação do Partido Justicialista, que enfrentava séria crise interna.
Nas eleições de 2007, Kirchner escolheu, para sucedê-lo na Casa Rosada, a mulher, Cristina Fernández Kirchner, com quem se havia casado em Março de 1975. Por essa via, continuou mantendo grande influência no governo. Na verdade, Kirchner era o principal aliado e conselheiro de Cristina e, apesar do desgaste sofrido pelo governo desta nos últimos anos, esperava-se que ele se viesse a candidatar novamente à Presidência nas eleições do próximo ano, quando terminasse o mandato de Cristina, naquilo que aqui, quando falámos da vitória eleitoral de Cristina Kirchner e sua tomada de posse (em artigos de Janeiro de 2007), já havíamos denominado de «dinastia Kirchner», que levaria os Kirchner a ocupar a liderança da Argentina de 2003 a 2015, pelo menos.
Em 2009, ele foi eleito deputado pela Província de Buenos Aires, com mandato até 10 de Dezembro de 2013. Desde o dia 4 de Maio de 2010, Néstor era Secretário-Geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

No comments: