Friday, December 1, 2006

Curriculum Vitae

















I. IDENTIFICAÇÃO:

Nome: Raquel Cristina de Caria Patrício.
Data de Nascimento: 29 de Janeiro de 1973
Naturalidade: Luanda – Angola
Nacionalidade: Portuguesa
Endereço Electrónico: raquelpatricio@iscsp.utl.pt
Instituição: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa


II. DOS GRAUS ACADÉMICOS

2.1.Licenciatura em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP/UTL), concluído no ano lectivo de 1994/95, com média final de 15,4 valores em 20.

2.2.Mestre em Relações Internacionais (na vertente Estudos Europeus), pelo ISCSP/UTL, com a dissertação A União Europeia entre o Alargamento e o Aprofundamento Político – As Contradições (sob orientação do Professor Doutor José Adelino Maltez, Professor Catedrático da referida instituição de ensino superior), aprovada por unanimidade, em provas públicas orais, em Outubro de 2001.

2.3.Doutora em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais – IREL da Universidade de Brasília – UnB, com a classificação de muito bom com distinção e louvor, por unanimidade, com a tese subordinada ao título As Relações em Eixo Franco-Alemãs e as Relações em Eixo Argentino-Brasileiras – Génese dos Processos de Integração, defendida a 9 de Dezembro de 2005, em provas públicas orais perante um Júri presidido pelo Professor Doutor Amado Luiz Cervo (Orientador), do Instituto de Relações Internacionais – IREL da Universidade de Brasília – UnB, e composto pelo Professor Doutor José Adelino Maltez do ISCSP/UTL, Professor Doutor Paulo Fagundes Vizentini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professor Doutor Estevão Chaves de Rezende Martins, do Departamento de História da Universidade de Brasília – UnB, Professora Doutora Norma Breda dos Santos, do Instituto de Relações Internacionais – IREL da Universidade de Brasília – UnB.

III. DAS LINHAS GERAIS DE ACTIVIDADE ACADÉMICA E CIENTÍFICA

3.1.Secretária da Unidade de Coordenação Científica e pedagógica do I Ciclo em Relações Internacionais do ISCSP/UTL (de 2007 a 2009).

3.2.Professora Visitante da Universidade de Brasília – UnB (desde 2006).

3.3.Membro do Conselho Editorial da revista Sem Correntes, da Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira (desde 2008).

3.4.Coordenação do blogue Reflexões Brasilianistas e Sul-Americanistas, in http://www.brasil-americadosul.blogspot.com (desde 2006).

3.5.Coordenação do blogue Cultura e Sociedade no Brasil, in http://www.culturaesociedadenobrasi.motime.com (desde 2007).

3.6.Coordenação do blogue América Latina, in http://www.americalatina.motime.com (desde 2007).

3.7.Participação no blogue Mestrado Europa, sob coordenação do Prof. Doutor José Adelino Maltez, in http://www.euroiscsp.blogspot.com (desde 2006).

3.8.Admitida ao Colégio da Europa para o ano lectivo 1997/1998, tendo recusado por motivos de índole pessoal.

3.9.Conclusão, em 1997, da componente curricular do Mestrado em Relações Internacionais (vertente Estudos Europeus), pelo ISCSP/UTL, com média final de 16 valores em 20.

3.10. Admissão ao Curso de Doutoramento em Relações Internacionais (na área de Política Internacional e Comparada) do Instituto de Relações Internacionais – IREL da Universidade de Brasília – UnB, em Maio de 2002, após aprovação no concurso público de admissão: realização de provas eliminatórias de Inglês (Língua obrigatória), Francês (Língua opcional, dentre um leque de escolhas composto por Espanhol, Francês e Alemão) e de defesa oral do projecto perante um Júri composto por dez Professores Doutores da Universidade de Brasília – UnB.

3.11. Conclusão, com êxito, em Fevereiro de 2003, da componente curricular do Curso de Doutoramento em Relações Internacionais (na área de Política Internacional e Comparada) do Instituto de relações Internacionais – IREL da Universidade de Brasília – UnB, com a realização de oito disciplinas (menção SS, numa escala de NS a SS).

3.12. Aprovada, por unanimidade, no Exame de Qualificação[1] do Curso de Doutoramento em Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais – IREL da Universidade de Brasília – UnB, através de provas públicas orais, realizadas em Maio de 2004, perante um Júri composto por cinco Professores Doutores da Universidade de Brasília – UnB.

3.13. Equivalência concedida ao Doutoramento em Relações Internacionais (na área de Política Internacional e Comparada) do Instituto de Relações Internacionais – IREL da Universidade de Brasília – UnB, por unanimidade, em Novembro de 2006, por um Júri composto pelo Prof. Doutor José Adelino Maltez, Prof. Doutor António de Sousa Lara, Prof. Doutor Esteves Pereira, Prof. Doutor José Lobo Fernandes e Prof. Doutora Carla Costa.

IV. DOS PRÉMIOS E LOUVORES

4.1.Louvor atribuído à tese de Doutoramento intitulada As Relações em Eixo Franco-Alemãs e as Relações em Eixo Argentino-Brasileiras – Génese dos Processos de Integração, em Dezembro de 2005.

4.2.Primeira Doutora em Relações Internacionais do Brasil.

4.3.Obtenção de bolsa de estudos de mérito para a realização do Doutoramento, da CAPES, em Março de 2004, até Dezembro de 2005, data da conclusão do Doutoramento.

4.4.Obtenção de bolsa de estudos de mérito para a realização do Doutoramento, do CNPq, em Junho de 2002.

4.5.Premiada com uma viagem a Macau, oferecida pela Fundação Macau, pela realização do trabalho Macau de Ontem, de Hoje e de Amanhã – Mudança Social, considerado o melhor trabalho sobre Macau realizado no ISCSP/UTL, no ano lectivo de 1994/1995.

V. DO MÉRITO CIENTÍFICO


5.1. PRODUÇÃO CIENTÍFICA

5.1.1. Livros:

a. As Relações em Eixo Franco-Alemãs e as Relações em Eixo Argentino-Brasileiras – Génese dos Processos de Integração, prefácio do Prof. Doutor Estevão Chaves de Rezende Martins e posfácio do Prof. Doutor José Adelino Maltez, ISCSP/UTL, 1ª edição, Lisboa, Julho de 2007.

b. Uma Visão do Projecto Europeu – História, Processos e Dinâmicas, prefácio da Dra. Maria de Jesus Barroso, Editora Almedina, 1ª edição, Coimbra, 2009.

5.1.2. Capítulos de Livros:

a. A Cooperação Universitária Ibero-Americana, livro resultante das IV Jornadas Ibero-Americanas de Estudios Internationales, subordinadas ao tema Innovación y Conocimiento, promovida pela Associação Espanhola de Professores de Direito Internacional e Relações Internacionais, decorridas no ISCP/UTL a 23 e 24 de Novembro de 2009, no prelo.

b. As Relações Entre a União Europeia e a América Latina – O Mercosul Neste Enquadramento, in MARTINS, Estevão Chaves de Rezende e SARAIVA, Miriam (orgs.); Brasil – União Europeia – América do Sul: Anos 2010-2020, Fundação Konrad Adenauer – Universidade de Brasília – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), 1ª edição, Rio de Janeiro, 2009.

c. Brazil on the Latin American Context, in COSTA, Carla (org.) ; New Frontiers for Economic Diplomacy, ISCSP/CAPP, 1ª edição, Lisboa, 2009.

d. As Relações entre o Brasil e a União Europeia, in QUEVEDO, Jorge (org.); Los Socios estratégicos de la Unión Europea en América Latina: Evaluación y Perspectivas, México, 2010, no prelo.

5.1.3. Sebentas:

a. Uma Visão do Brasil Contemporâneo, 2009, sebenta para o 4º ano da Licenciatura em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, no âmbito da disciplina Cultura e Sociedade no Brasil, disponível em http://www.culturaesociedadenobrasi.motime.com

b. Uma Visão da América Latina, 2009, sebenta para o II Ciclo em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, no âmbito da disciplina Estudos de Área: América Latina, disponível em http://www.americalatina.motime.com

c. As Relações Internacionais e a Cooperação Regional na América Latina, 2008, sebenta para o 4º ano da Licenciatura em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, directamente fornecida aos discentes.

d. O Projecto Europeu sebenta para o 2º ano do I Ciclo em Ciência Política e para o 3º ano do I Ciclo em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, no âmbito da disciplina Projecto Europeu, directamente fornecida aos discentes. Esta sebenta, redigida em 2001, foi inicialmente utilizada no Curso de Graduação em Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais – IREL da Universidade de Brasília – UnB, tendo depois sido objecto de actualização.


5.1.4. Monografias:

a. As sebentas acima mencionadas.

b. A União Europeia Entre o Alargamento e o Aprofundamento Político – As Contradições, Outubro de 2001, dissertação de Mestrado em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, sob orientação do Prof. Cat. Doutor José Adelino Maltez.

c. Macau de Hoje, de Ontem e de Amanhã – Mudança Social, 1995.

5.1.5. Artigos:

5.1.5.1.Revistas Nacionais e Estrangeiras sobre Relações Internacionais com Referee:

a. As Relações em Eixo Argentino-Brasileiras, in Múltipla, UPIS – Faculdades Integradas, comemorativa dos dez anos desta Instituição Brasileira de Ensino Superior, Ano XI, nº21, Brasília DF, Dezembro de 2006.

b. As Relações em Eixo – Novo Paradigma da Teoria das Relações Internacionais?, in RBPI – Revista Brasileira de Relações Internacionais, Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI, Ano 49, nº2, Brasília DF, Dezembro de 2006.

c. O Brasil e a Argentina em Relações em Eixo, in Revista de Ciências Sociais e Políticas, nº 1, Primavera de 2007, ISCSP/UTL, Lisboa, Abril de 2007.

d. Uma Reflexão sobre o Brasil Contemporâneo, in revista Estratégia (Coord. de Adriano Moreira e Pinto Ramalho), Instituto Português da Conjuntura Estratégica, Lisboa, 2008, pp. 423-442.

e. Portugal-Brasil : Um Diálogo de Mais de 500 Anos, in revista População e Sociedade, do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade da Universidade do Porto, Porto, 2008.

f. Recensão da obra História das Relações Internacionais Contemporâneas – da Sociedade Internacional do Século XIX à Era da Globalização, de José Flávio Sombra Saraiva, publicada em São Paulo, em 2007, pela Editora Saraiva, in Revista de Ciências Sociais e Políticas, nº2, Primavera de 2008, ISCSP/UTL, pp. 225-228.

g. Resenha da obra Mare Oceanus Atlanticus: Espaço de Diálogos, de Maria Manuela Tavares Rodrigues, publicada em Coimbra, em Novembro de 2007, pela Editora Almedina, in Revista Brasileira de Relações Internacionais - RBPI, ano 51, nº 1, 2008, pp.192-194.

5.1.5.2.Revistas das Forças Armadas da República Portuguesa:

a. ONU – Que Futuro?, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa nº 304, Outubro-Novembro de 1996, pp.42 à 45.

b. A NATO e o Alargamento, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 305, Dezembro-Janeiro de 1997, pp.38 à 43.

c. A Segurança do Mediterrâneo – Alguns Aspectos Geoestratégicos e Geopolíticos, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 306, Fevereiro-Março de 1997, pp.31à 36.

d. PESC – Segurança ou Insegurança na Europa?, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 307, Abril-Maio de 1997, pp.17 à 22.

e. A União ou Desunião da Europa Alargada, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 308, Junho-Julho de 1997, pp.22 à 25.

f. A Outra NATO, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 309, Agosto-Setembro de 1997, pp.7 à 10.

g. Amesterdão – A Cimeira do Possível Face ao Alargamento da União Europeia, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 310, Outubro-Novembro de 1997, pp.39 à 44.

h. O MERCOSUL Entre a União Europeia e o NAFTA, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 311, Dezembro de 1997-Janeiro de 1998, pp.35 à 38.

i. APEC – Um Espaço Regional de Integração Regional, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 312, Fevereiro-Março de 1998, pp. 38 à 40.

j. Argélia – A História de um Povo Massacrado pela Guerra – I Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 314, Junho-Julho de 1998, pp.44 à 47.

k. Argélia – A História de um Povo Massacrado pela Guerra – II Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 315, Agosto-Setembro de 1998, pp.31 à 34.

l. VIII Cimeira Ibero-Americana – Os Desafios da Globalização e a Integração Regional, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 316, Dezembro de 1998-Janeiro de 1999, pp.10 à 12.

m. Mais Um Ano Sem História, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 317, Fevereiro-Março de 1999, pp.16 à 18.

n. Suíça – Uma Ilha no Meio da Europa Comunitária, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 318, Abril-Maio de 1999, pp.11 à 13.

o. A Europa Central e Oriental – Mosaico de Etnias e de Interesses – I Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 319, Junho-Julho de 1999, pp.10 à 12.

p. A Europa Central e Oriental – Mosaico de Etnias e de Interesses – II Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 320, Agosto-Setembro de 1999, pp.10 à 13.

q. O Século XXI e o Futuro das Cidades – Megacidades e Cidades Globais, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 321, Setembro-Outubro de 1999, pp. 13 à 16.

r. 2000 – Ano Internacional da Cultura da Paz, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 322, Novembro-Dezembro de 1999, pp.41 à 42.

s. Protecção Ambiental – A Utilização Racional dos Recursos em Nome de um Futuro Melhor, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 323, Janeiro-Fevereiro de 2000, pp. 2 à 5.

t. Brasil – Uma Viagem de 500 Anos – I Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 324, Março-Abril de 2000, pp. 4 à 7.

u. Brasil – Uma Viagem de 500 Anos – II Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 325, Maio-Junho de 2000, pp. 15 à 18.

v. Brasil – Uma Viagem de 500 Anos – III Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 326, Julho-Agosto de 2000, pp.15 à 18.

w. Brasil – Uma Viagem de 500 Anos – IV Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 327, Setembro-Outubro de 2000, pp.40 à 43.

x. Brasil – Uma Viagem de 500 Anos – V Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 328, Novembro-Dezembro de 2000, pp. 17 à 19.

y. Brasil – Uma Viagem de 500 Anos – VI Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 329, Janeiro-Fevereiro de 2001, pp.15 à 18.

z. Portugal – Brasil: Um Diálogo de 500 Anos, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 330, Março-Abril de 2001, pp.40 à 43.

a. Água – Uma Fonte Nova de Conflito, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 331, Maio-Junho de 2001, pp.20 à 22.

b. Que Futuro Político para a União Europeia Alargada? – I Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 332, Julho-Agosto de 2001, pp.37 à 40.

c. Que Futuro Político para a União Europeia Alargada? – II Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 333, Setembro-Outubro de 2001, pp. 41 à 44.

d. EURO – A Nova Moeda Europeia – I Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 334, Novembro-Dezembro de 2001, pp.17 à 19.

e. EURO – A Nova Moeda Europeia – II Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 335, Janeiro-Fevereiro de 2002, pp.16 à 19.

f. O Carnaval Latino-Americano – I Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 337, Maio-Junho de 2002, pp. 42 à 44.

g. O Carnaval Latino-Americano – II Parte, in Mais Alto – Revista da Força Aérea Portuguesa, nº 339, Setembro-Outubro de 2002, pp. 38 à 40.

5.1.5.3.Comunicação Social Portuguesa:

a. A Reforma Constitucional de Chávez, in Diário Económico, Destaque: Objectivo Venezuela Dia 2, pp.5, de 14 de Maio de 2008.

b. O Nacional Petropopulismo de Esquerda, in Diário Económico, Destaque: Objectivo Venezuela Dia 3, pp.33, de 15 de Maio de 2008.

c. A Venezuela de Hugo Chávez, in Diário Económico, Suplemento Especial sobre a Venezuela – Na Faixa do Ouro Negro, pp.X, de 19 de Maio de 2008.

d. O Brasil e as Eleições Presidenciais – Promessas Desenganadas, em co-autoria com o Dr. Jorge Rio Cardoso, in jornal Semanário, secção de opinião sobre política internacional, de 22 de Setembro de 2006.

e. Semi-Vitória ou Derrota Anunciada?, in jornal Semanário, secção de opinião sobre política internacional, de 13 de Outubro de 2006.

f. O que Significa a Reeleição de Lula no Brasil?, in jornal Semanário, secção de opinião sobre política internacional, de 4 de Dezembro de 2006.

g. O PAC de Lula, in jornal Semanário, secção de opinião sobre política internacional, de 2 de Fevereiro de 2007.

5.1.5.4.Artigos Editados em Blogues:

a. Uma Visão do Projecto Europeu, in http://euroiscsp.blogspot.com de 06 de Março de 2006.

b. A Teoria das Relações Internacionais e as Teorias da Integração Europeia, in http://euroiscsp.blogspot.com de 1 de Dezembro de 2006.

c. Do Projecto Europeu à Construção Europeia, in http://euroiscsp.blogspot.com de 22 de Março de 2006.

d. As Relações em Eixo Franco-Alemãs, in http://euroiscsp.blogspot.com de 17 de Maio de 2006.

e. A Construção Económica da União Europeia – O Mercado Interno e a União Económica e Monetária, in http://euroiscsp.blogspot.com de 26 de Julho de 2006.

f. Todos os artigos do blogue Reflexões Brasilianistas e Sul-Americanistas, in http://www.brasil-americadosul.blogspot.com (elaborado desde 2006).

g. Todos os artigos do blogue Cultura e Sociedade no Brasil, in http://www.culturaesociedadenobrasi.motime.com (desde 2006).

h. Todos os artigos do blogue Estudos de Área: América Latina, in http://www.americalatina.motime.com (desde 2007).

5.1.5.5.Artigos Editados em Revistas Electrónicas e Publicações Estudantis:

a. União Europeia: Uma Insípida Rentrée Política, in Meridiano 47 – Boletim de Análise de Conjuntura em Relações Internacionais, publicação digital do RelNet – Rede Brasileira de Relações Internacionais, edição nº 74, Setembro de 2006.

b. O Pensamento Brasileiro Aplicado às Relações Internacionais, in Sem Correntes – Publicação Digital Luso-Brasileira, da Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira (APCAB), nº 1, Maio-Junho-Julho de 2008.

c. O Brasil e as Coligações Anti-Hegemónicas, in Sem-Correntes – Publicação Digital Luso-Brasileira, da Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira (APCAB), nº 2, Agosto-Setembro-Outubro de 2008.

d. As Eleições de 7 de Junho Para o Parlamento Europeu, in Pacta Sunt Servanda de 27 de Maio de 2009.


5.1.5.6.Comunicações Apresentadas em Seminários, Colóquios e Congressos Não Editadas:

a. Painel BRIC – O Brasil, proferida, a 1 de Junho de 2010, no Instituto de Estudos Superiores Militares, no âmbito do Curso Complementar Naval de Guerra – Marinha.

b. A Política Externa Brasileira Para a África: A Presença do Brasil no Continente Esquecido, no Ciclo de Conferências Os BRIC em África, promovido, a 20 de Maio de 2010, pelo Núcleo de Estudantes Africanos do ISCSP/UTL.

c. O Papel do Brasil nas Relações Internacionais, no Instituto de Estudos Superiores Militares, a 10 de Maio de 2010, no âmbito da Unidade Curricular de Estratégia do Curso de Promoção a Oficial Superior – Marinha.

d. As Cimeiras Ibero-Americanas e a Política Externa Portuguesa, na Universidade de Coimbra, no âmbito do Colóquio A Comunidade Ibero-Americana – Relações entre Portugal e a América Latina, organizado pela Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra, a 29 de Abril de 2010.

e. A Dimensão Militar, Relevância Geopolítica e Geoestratégica dos BRIC em Análise, no XXXI Colóquio de Relações Internacionais, subordinado ao tema BRIC – A Chamada ao Palco Principal, Perspectivando a Nova Década, promovido pelo Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Universidade do Minho, 17 de Março de 2010.

f. A Cooperação Universitária Ibero-Americana, nas IV Jornadas Ibero-Americanas de Estudios Internationales, subordinadas ao tema Innovación y Conocimiento, promovida pela Associação Espanhola de Professores de Direito Internacional e Relações Internacionais, decorridas no ISCP/UTL a 23 e 24 de Novembro de 2009.

g. Mercosur and the Relations Between the European Union and Latin America – A Contribution to International Stability at the 21st Century no Seminário Conjunto Internacional International Studies Association (ISA) e Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), em Julho de 2009.

a. A Europa Vinte Anos depois da Queda do Muro de Berlim, palestra proferida na Escola Secundária Jorge Peixinho (na Península de Setúbal), a convite do Sr. Engº Fernando Mano, Director do Centro Europe Direct da Península de Setúbal, no âmbito da representação da Comissão Europeia em Portugal, a 20 de Maio de 2009.

b. A Influência dos EUA na América do Sul, na Faculdade de Letras de Lisboa, 20 de Maio de 2009, no âmbito do Dia das Américas da Semana Multicultural levada a cabo pela Associação Dedalus Ilimitado.

c. O Brasil e a Nova Ordem Internacional, proferida no Instituto D. João de Castro, a 26 de Março de 2009.

d. As Relações Entre a União Europeia e a América Latina – O Mercosul Neste Enquadramento, no Seminário Internacional Brasil, União Europeia e América do Sul – Anos 2010-2020, na Universidade de Brasília – UnB, em Outubro de 2008.

e. As Relações Portugal-Brasil e a Política Externa Portuguesa, no Seminário Portugal: Porta para o Mundo, XVIII Jornadas de Relações Internacionais, em Outubro de 2008, no ISCSP/UTL.

f. Portugal e o Brasil nas Relações entre a União Europeia e o Mercosul, Seminário Internacional A Lusofonia nas Relações Brasil-Portugal, entre o ISCSP/UTL, a Universidade de Brasília – UnB e a Universidade Federal do Ceará, que decorreu, nas instalações do ISCSP/UTL, nos dias 17 e 18 de Maio de 2007.

g. A Diplomacia Económica como Peça Fundamental da Política Externa Brasileira, Congresso Internacional New Frontiers for Economic Diplomacy, a 16 de Maio de 2007, no ISCSP/UTL.

h. A União Europeia: Os Actuais Desafios Ante uma História de Sucesso, Universidade de Brasília – UnB, no Departamento de História, no dia 25 de Abril de 2007.

i. A América Latina como Laboratório de Regimes políticos – O Caso Paradigmático do Brasil, XVI Jornadas de Relações Internacionais, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais – NERI do ISCSP/UTL, sob o tema As Novas Problemáticas das Relações Internacionais, ocorrido a 21 e 22 de Novembro de 2006, integrada no painel submetido ao tema América Latica: Laboratório de Regimes Políticos.

j. O Brasil no Contexto da América Latina – A Política Externa Brasileira, Curso do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa, subordinado ao tema História, Desenvolvimento e Processos Políticos Contemporâneos na América Latina, que decorreu no dia 20 de Abril de 2006, no Institudo de Defesa Nacional.

k. O NAFTA no Contexto Livre-Cambista do Comércio Internacional – Problematização, 2ª Conferência do Ciclo sobre Economia Política Internacional, organizada pelo OBSERVATÓRIO – Centro Universitário de Pensamento de Política Internacional do ISCSP/UTL, sob o tema Os Blocos Regionais e o Comércio Internacional: Entre a Promoção e o Bloqueio, ocorrido a 26 de Janeiro de 2006.

l. Comunicação Social, Seminário Brasil – Portugal – As Comunidades do Conhecimento e do Empresariado nas Relações Portugal-Brasil, no marco do Protocolo Bilateral de Cooperação Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Brasília, com comunicação subordinada ao tema Comunicação Social, decorrido a 2 e 3 de Maio de 2005, no ISCSP/UTL.

m. As Relações Brasil-Portugal no Contexto do Alargamento da União Europeia e do Acordo de Cooperação Bi-Regional União Europeia – Mercosul, Seminário Brasil – Portugal: a Importância Estratégica do Outro (Aproximações e Equidistâncias), no marco do Protocolo Bilateral de Cooperação Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Brasília, em Maio de 2004, na Universidade de Brasília – UnB.


5.2. COORDENAÇÃO E REALIZAÇÃO DE PROJECTOS CIENTÍFICOS


5.2.1. Coordenação do projecto The International Insertion of Brazil: Foreign and Defense Policies, submetido ao European Network of Education Councils. Conta com a participação do Professor Associado com Agregação tenente-coronel Francisco Proença Garcia, do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Lisboa e com o Professor Catedrático Doutor Estevão Chaves de Rezende Martins, do Instituto de Ciências Humanas do Departamento de História da Universidade de Brasília. Em fase de aprovação.

5.2.2. Participação no projecto Lusofonia Sem Fronteiras, pela Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira (APCAB), coordenado pelo Dr. João Ferreira, presidente da APCAB. Iniciado sem Setembro de 2008.


5.3. CONSTITUIÇÃO DE EQUIPAS CIENTÍFICAS


5.3.1. Orientação de Relatórios de Estágios

5.3.1.1.Orientação do Relatório de Estágio A Política Comum de Pescas no Quadro do Mercado Interno Europeu – A COFACO – Estudo de Caso, do aluno Pedro Gonçalo Ferreira Cirilo, do 4º ano da Licenciatura em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido a 13 de Dezembro de 2005 (classificação: 13 valores).

5.3.1.2.Orientação do Relatório de Estágio Finança Ética para o Desenvolvimento, da aluna Carla Sofia Félix Magalhães Silva, do 4º ano da Licenciatura em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido a 22 de Setembro de 2006 (classificação: 15 valores).

5.3.1.3.Orientação do Relatório de Estágio O Papel dos Euro Info Centres na Cooperação Empresarial Internacional, da aluna Ana Isabel da Luz Lacão, do 4º ano da Licenciatura em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido a 16 de Novembro de 2006 (classificação: 16 valores).

5.3.1.4.Orientação do Relatório de Estágio Laboratórios Expanscience em Portugal – Uma Internacionalização de Sucesso, da aluna Sandra Marquês Francisco, do 4º ano da Licenciatura em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido a 20 de Novembro de 2006 (classificação: 17 valores).

5.3.1.5.Orientação do Relatório de Estágio A Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha no Seio da Coesão Económica e Social Comunitária, da aluna Marina Andrea de Almeida Gonçalves, do 4º ano da Licenciatura em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido a 20 de Novembro de 2006 (classificação: 17 valores).

5.3.1.6.Orientação do Relatório de Estágio intitulado A Importância do Biodiesel como Substituto do Petróleo, da aluna Sónia Margarida Silva, do 4º ano da Licenciatura em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido a 20 de Novembro de 2006 (classificação: 16 valores).

5.3.1.7.Orientação do Relatório de Estágio A Motivação como Factor Essencial de Trabalho – A Gestão e Criação de Expectativas, do aluno Miguel Augusto Ramos e Castro, do 4º ano da Licenciatura em Gestão e Administração Pública do ISCSP/UTL, defendido a 28 de Novembro de 2006 (classificação: 15 valores).

5.3.1.8.Orientação do Relatório de Estágio Os Euro Info Centre na Construção do Mercado Interno Europeu, da aluna Ana Sofia Pombo Gaspar, do 4º ano da Licenciatura em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Junho de 2007 (classificação: 16 valores).

5.3.1.9.Orientação do Relatório de Estágio De que Forma Contribui a ONU para a Construção do Direito Internacional Privado?, da aluna Eunice Alexandra Carrelo Vasco, do 4º ano da Licenciatura em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Junho de 2007 (classificação: 16 valores).

5.3.1.10. Orientação do Relatório de Estágio A Internacionalização das Empresas Portuguesas – Estudo de Caso: A Companhia de Sal Higienizado, SA (SALEXPOR), do aluno Carlos Eduardo Gomes Pestana, do 4º ano da Licenciatura em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Junho de 2007 (classificação: 15 valores).

5.3.1.11. Orientação do Relatório de Estágio Os Euro Info Centre na Construção do Mercado Interno Europeu, da aluna Ana Sofia Pombo Gaspar, do 4º ano da Licenciatura em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Novembro de 2007 (classificação: 16 valores).

5.3.1.12. Orientação do Relatório de Estágio A Relação entre as Organizações Não Governamentais e as Organizações Intergovernamentais – A Amnistia Internacional e a UE, do aluno Rolando Manuel Oliveira da Cruz, do 4º ano da Licenciatura em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Novembro de 2007 (classificação: 16 valores).

5.3.1.13. Orientação do Relatório de Estágio A Imigração Brasileira para Portugal, da aluna Nélida Ribeiro, do 4º ano da Licenciatura em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Novembro de 2007 (classificação: 13 valores).

5.3.1.14. Orientação do Relatório de Estágio Dois Países: Uma Cooperação – Acordos de Saúde entre Portugal e Cabo Verde, da aluna Ana Raquel Mendes Rodrigues, do 4º ano da Licenciatura em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Novembro de 2007 (classificação: 13 valores).

5.3.1.15. Orientação do Relatório de Estágio A Estratégia Empresarial, do aluno André Rodrigues Lopes, do 4 º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Julho de 2008 (classificação: 16 valores).

5.3.1.16. Orientação do Relatório de Estágio Crianças-Soldado e Direitos Humanos: O Caso de Angola, da aluna Maira Casimiro tavares Gamboa, do 4 º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Julho de 2008 (classificação: 15 valores).

5.3.1.17. Orientação do Relatório de Estágio A Política Externa Angolana, da aluna Vanda Marisa da Cruz Pascoal, do 4 º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Setembro de 2008 (classificação: 17 valores).

5.3.1.18. Orientação do Relatório de Estágio Estado de Direito: Import/Export, do aluno Bruno Gonçalves, do 4 º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Novembro de 2008 (classificação: 17 valores).

5.3.1.19. Orientação do Relatório de Estágio As PMEs no Processo de Internacionalização, da aluna Marta Nobre Castanheira, do 4 º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Novembro de 2008 (classificação: 15 valores).

5.3.1.20. Orientação do Relatório de Estágio Diplomacia Económica – Portugal e Venezuela desde 2005, da aluna Susana Patrícia Silva, do 4 º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Novembro de 2008 (classificação: 15 valores).

5.3.1.21. Orientação do Relatório de Estágio O Programa LEADER no Desenvolvimento Rural, da aluna Joana Mortágua, do 4º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Novembro de 2009 (classificação: 16 valores).

5.3.1.22. Orientação do Relatório de Estágio A XI Conferência Ibero-Americana – Sucessos e Insucessos da Cultura Ibero-Americana, da aluna Joana Gonçalves, do 4º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Novembro de 2009 (classificação: 17 valores).

5.3.1.23. Orientação do Relatório de Estágio A Internacionalização da Banca Portuguesa – do 25 de Abril à Crise Internacional, do aluno Fernando Correia de Oliveira, do 4º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Julho de 2009 (classificação: 17 valores).

5.3.1.24. Orientação do Relatório de Estágio Teorias e Discursos de Relações Internacionais, do aluno Tiago Alexandre Fernandes Maurício, do 4º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Setembro de 2009 (classificação: 18 valores).

5.3.1.25. Orientação do Relatório de Estágio O Contributo do Estabelecimento de Acordos Internacionais Erasmus na Construção da Cultura Europeia, do aluno Jorge Piteira Martins, do 4º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Setembro de 2009 (classificação: 17 valores).

5.3.1.26. Orientação do Relatório de Estágio O Acordo Schengen e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em Portugal, do aluno Júlio Ribas, do 4º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Setembro de 2009 (classificação: 17 valores).

5.3.1.27. Orientação do Relatório de Estágio Operações de Paz em que o Brasil Participou, da aluna Carlota Gil, do 4º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Novembro de 2009 (classificação: 16 valores).

5.3.1.28. Orientação do Relatório de Estágio As Relações Portugal-Brasil no Quadro da União Europeia, do aluno Samuel de Paiva Pires, do 4º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Setembro de 2009 (classificação: 18 valores).

5.3.1.29. Orientação do Relatório de Estágio A Importância do Brasil na CPLP, da aluna Carolina Barata, do 4º em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Setembro de 2009 (classificação: 17 valores).

5.3.1.30. Orientação do Relatório de Estágio As Organizações Internacionais – O Metropolitano de Lisboa e a Sua Relação com o Exterior, da aluna Patrícia Matias, do 4º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Setembro de 2009 (classificação: 16 valores).


5.3.2. Orientação de Seminários de Práticas Diplomáticas

5.3.2.1.Orientação do Seminário de Práticas Diplomáticas Saída de Portugal da UNESCO: Retirada Estratégica ou Último Fôlego para Manutenção do Império Colonial do aluno Jorge Piteira Martins, do 4º ano em relações Internacionais do ISCSP/UTL, defendido em Fevereiro de 2009 (classificação: 14 valores).

5.3.2.2.Orientação do Seminário de Práticas Diplomáticas Portugal e o Conselho da Europa: As Práticas Diplomáticas no Processo de Adesão e na Criação do Centro Norte-Sul, da aluna Joana Ferreira, do 4º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL (classificação: 14 valores).

5.3.3. Orientação de Seminários de Diplomacia Nacional

5.3.3.1.Orientação do Seminário de Diplomacia Nacional O Papel do Navio-Escola Sagres na Diplomacia Nacional Cultural – O Vínculo Institucional da Embaixada Itinerante com o Ministério dos Negócios Estrangeiros em Prol da Diplomacia Cultural Portuguesa, da aluna Joana Gonçalves, aluna do 4º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL (classificação: 15 valores).

5.3.3.2.Orientação do Seminário de Diplomacia Nacional Cooperação Política Portugal – União Europeia: A Estratégia de Lisboa, do aluno Jorge Piteira Martins, do 4º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL (classificação: 15 valores).

5.3.3.3.Orientação do Seminário de Diplomacia Nacional O Papel de Portugal na Negociação da Parceria Estratégica entre a União Europeia e o Brasil, do aluno Samuel de Paiva Pires, do 4º ano em Relações Internacionais do ISCSP/UTL (classificação: 16 valores).


5.3.4. Orientação de Trabalhos de Laboratório II, I Ciclo em Ciência Política

5.3.4.1.Orientação, em curso, do trabalho de Laboratório II A transferência de Soberania de Portugal para a União Europeia, do aluno Flávio Eusébio, do 3º ano do I Ciclo em Ciência Política do ISCSP/UTL.

5.3.4.2.Orientação do trabalho de Laboratório II O Mercado Interno da Comunidade Europeia, da aluna Leonilde Fernandes, do 3º ano do I Ciclo em Ciência Política do ISCSP/UTL, defendido em Julho de 2009 (classificação: 12 valores).


5.3.5. Orientação de Teses de Licenciatura

5.3.5.1.Orientação, em curso, da Tese de Licenciatura The Relationship Between Portugal and Brazil, da aluna Laura Cattaneo, da Universidade de Trieste (branch of Political Sciences).


5.3.6. Orientação de Dissertações de Mestrado

5.3.6.1.Orientação, em curso, da Dissertação de Mestrado em Estratégia do ISCSP/UTL O Modelo de Organização Para o Sistema Integrado de Segurança Interna, do aluno José Sousa. Em fase de conclusão.

5.3.6.2.Orientação, em curso, da Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais do ISCSP/UTL A Construção Europeia da Política das Águas, do aluno Naum Costa Gomes.

5.3.6.3.Orientação da Dissertação de Mestrado em Estratégia do ISCSP/UTL A Evolução da Segurança e Defesa da Europa e o seu Impacto na Nova Ordem Internacional: Uma Reflexão Sobre as Constantes e Linhas de Força Estratégicas de Maastricht a Lisboa, do aluno José João Sequeira Ramos Rodrigues Pedra. Defendida em Abril de 2010. Classificação: aprovado por unanimidade.

5.3.6.4.Orientação, em curso, da Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais do ISCSP/UTL Relação Comercial entre a União Europeia e o Mercosul, do aluno Antenojenes Daniel de Oliveira.

5.3.6.5.Orientação, em curso, da dissertação de Mestrado em Relações Internacionais do ISCSP/UTL A América do Sul Socialista – O Advento do Fim do Consenso de Washington, do aluno Francisco Piçarra.

5.3.6.6.Orientação, em curso, da Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais do ISCSP/UTL A Relação entre Angola e o BRIC Brasil, da aluna Vanda da Cruz Pascoal.

5.3.6.7.Orientação, em curso, da Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais do ISCSP/UTL Mega-Eventos Desportivos e Relações Internacionais: Uma Nova Forma de Poder na Política Externa dos BRIC, da aluna Teresa Romão.

5.3.6.8.Co-orientação, com o Prof. Associado Doutor José Flávio Sombra Saraiva, da Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais – IREL da Universidade de Brasília – UnB Imprensa Jornalística e Percepções da CPLP no Brasil e em Portugal, da aluna Clarissa Mendes, defendido em Setembro de 2009, com a classificação de «aprovada».

5.3.6.9.Co-orientação, com o Coronel Francisco Proença Garcia, Prof. Associado com Agregação do Instituto de Estudos Superiores Militares, do ISCTE e da Universidade Católcia, da Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais e Ciência Política do ISCTE, As Políticas Internas e Externa do Governo Lula, da aluna Ana Patrícia Resende (em curso).


5.4. INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE CIENTÍFICA E PROFISSIONAL

5.4.1. Participação em Júris de Equivalência na Universidade de Brasília – UnB:

5.4.1.1.Revalidação de Diploma de Graduação em Relações Internacionais do Aluno André Lamartin Montes, oriundo da Princeton University.
5.4.1.2.Revalidação de Diploma de Graduação em Relações Internacionais do Aluno Leonardo Soares Neder, oriundo da University of Bradford.
5.4.1.3.Revalidação de Diploma de Graduação em Relações Internacionais da Aluna Renata Santos Serra, oriunda da Syracuse University.

5.4.2. Participação em Júris de Mestrado:

5.4.2.1.The Impacts of Brazil`s Regional Role on United States-Brazil Bilateral Relations, da aluna do Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, Lauren Elizabeth Denny, orientada pela Prof. Doutora Teresa Botelho, como arguente principal. Universidade Nova de Lisboa. Setembro de 2009. Classificação: aprovada com 17 valores.

5.4.2.2.El reto del Sistema de Solución de Controversias: derecho y Politica en el Mercosur, da aluna do Mestrado em Relações Internacionais do ISCSP/UTL, Virginia Delisante Morató, orientada pelo Prof. Doutor Marcos Farias Ferreira, como Presidente do Júri. ISCSP/UTL. Março de 2010. Classificação: aprovada por unanimidade.

5.4.2.3.A Segurança e a Defesa da União Europeia, de Maastricht a Lisboa. Contributos Para Uma Análise Estratégica, do aluno do Mestrado em Estratégia José João Rodrigues Pedra, como orientadora. ISCSP/UTL. Abril de 2010. Classificação: aprovado por unanimidade

5.4.3. Outras Actividades:

5.4.4. Secretária da Unidade de Coordenação Científica e pedagógica do I Ciclo em Relações Internacionais do ISCSP/UTL (desde 2007).

5.4.5. Professora Visitante da Universidade de Brasília – UnB (desde 2006).

5.4.6. Membro do Conselho Editorial da revista Sem Correntes, da Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira (desde 2008).

5.4.7. Coordenadora do Curso de Especialização (5 ECTS) em Inserção Internacional e Política Externa do Brasil, lançado a 5 de Março de 2008, com vinte horas lectivas, leccionado, pela candidata, no ISCSP/UTL. Até ao momento o Curso teve duas edições.

5.4.8. Docente nos Cursos de Preparação para o Instituto Nacional de Administração (INA), patrocinados pela AEDES/ISCSP/UTL (anos lectivos 2005-2006, 2006-2007 e 2008-2009).

5.4.9. Coordenação do blogue Reflexões Brasilianistas e Sul-Americanistas, in http://www.brasil-americadosul.blogspot.com (desde 2006).

5.4.10. Coordenação do blogue Cultura e Sociedade no Brasil, in http://www.culturaesociedadenobrasi.motime.com (desde 2007).

5.4.11. Coordenação do blogue América Latina, in http://www.americalatina.motime.com (desde 2007).

5.4.12. Participação no blogue Mestrado Europa, sob coordenação do Prof. Doutor José Adelino Maltez, in http://www.euroiscsp.blogspot.com (desde 2006).

5.4.13. Pré-Revisora de textos técnicos de patentes, traduzidos de Alemão para Português, de Inglês para Português e de Francês para Português, na Raúl César Ferreira (HERD.) LDA. – Intellectual and Industrial Properperty, no Departamento de Patentes, de Janeiro a Julho de 2005.

5.4.14. Professora no Colégio Moderno, nos anos lectivos 2004-2005 e 1997-1998.

5.4.15. Professora de Alemão e Inglês, na Media Saturn Serviços de Apoio Administrativo Ltda, dando formação aos funcionários, de Outubro de 2004 a Março de 2008.

5.4.16. Representante, em Brasília, do presidente do Centro de Estudos Luso-Brasileiros do ISCSP/UTL, Embaixador Francisco Knopfli, de 1 de Março de 2004 a 31 de Julho de 2004, quando teve que deixar o Brasil por razões pessoais.

5.4.17. Participação, no âmbito dessas funções, da organização do Seminário Brasil – Portugal: a Importância Estratégica do Outro (Aproximações e Equidistâncias), no marco do Protocolo Bilateral de Cooperação Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Brasília, participando como moderadora num dos debates havidos no âmbito desse seminário (dia 25 de Maio de 2004) e como conferencista em outro painel do mesmo evento (dia 26 de Maio de 2004), realizado na Universidade de Brasília.

5.4.18. Participação, por determinação do Director do Instituto de Relações Internacionais – IREL da Universidade de Brasília – UnB, de Comissões de Professores deste Instituto destinadas a decidir sobre a revalidação de diplomas de Licenciatura em Relações Internacionais obtidos em estabelecimentos de ensino superior não brasileiros. Entre 2001 e 2004.

5.4.19. Realização de palestras, dedicadas às questões internacionais, a convite de alguns estabelecimentos de ensino secundário, entre 1997 e 1998.

5.4.20. A candidata entende referir ainda que, de 1997 até ao momento em que apresenta esta candidatura, e paralelamente às suas funções académicas e científicas, lecciona, particularmente, Português, Inglês, Francês, Alemão e História, ao 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e ao Ensino Secundário.


5.5. DINAMIZAÇÃO DA ACTIVIDADE CIENTÍFICA

5.5.1. Membro do Núcleo de Estudos Europeus do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília.

5.5.2. Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).

5.5.3. Membro do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE) da Universidade do Porto.

5.5.4. Membro do Centro de Investigação Para Uma Cultura da Paz da Fundação Mário Soares.

5.5.5. Membro da SEDES.

5.5.6. Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa.

5.5.7. Membro do Instituto da Democracia Portuguesa (IDP).

5.5.8. Membro da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP).

5.5.9. Investigadora do Instituto do Oriente.

5.5.10. Entende-se ainda ressaltar:

h. Participação no V Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política, como chair e discussant do painel Segurança e Insegurança em Avaliação. 4,5, e 6 de Março, na Universidade de Aveiro.

i. Participação no Seminário A Política Externa Brasileira e as Relações com Portugal e os Países Lusófonos, promovido pelo Instituto da Democracia Portuguesa e pela Embaixada do Brasil em Lisboa, organizado pelos Profs. Doutores Luiz Alberto Moniz Bandeira e Mendo Castro Henriques, a 14 de Maio de 2009, na Embaixada do Brasil em Lisboa. Participação como moderadora do painel O Brasil e Portugal.

j. Participação do Seminário Conjunto Internacional International Studies Association (ISA) e Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), em Julho de 2009, como debatedora no painel 21st Century Threats to International Stability.

k. Participação no VI AMUN – America`s Model United Nations, em sua VI edição, como Professora Conselheira da equipa que representou a França. Sob a coordenação do Professor Doutor Eiiti Sato, director do Instituto de Relações Internacionais – IREL da Universidade de Brasília – UnB, o evento, de 13 a 17 de Julho de 2003, foi realizado no Hotel Nacional, em Brasília, congregando estudantes de universidades brasileiras e estrangeiras.

l. Participação no Círculo Internacional – debate em mesa redonda – que contou com a presença do Professor Doutor Luiz Alberto Moniz Bandeira, do Professor Doutor Amado Luiz Cervo e do Professor Doutor Francisco Doratioto, realizado a 2 de Abril de 2003, na Reitoria da Universidade de Brasília – UnB.

m. Participação na Mesa Redonda organizada pelo Real Gabinete Português de Leitura, presidido pelo Comendador Gomes da Costa, no Rio de Janeiro, a 27 de Maio de 2004. O evento contou com a coordenação do Embaixador António Tânger Corrêa. A comunicação apresentada pela candidata intitulou-se O Relacionamento Brasil-Portugal no Contexto do Alargamento da União Europeia e do Acordo de Cooperação Bi-regional União Europeia – Mercosul.

n. Participação no ciclo de debates sobre Organizações Internacionais, com a comunicação O Relacionamento entre a União Europeia e a Organização das Nações Unidas, realizado no Auditório Joaquim Nabuco, da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados da Universidade de Brasília – UnB, a 25 de Maio de 2002.

VI. DO MÉRITO PEDAGÓGICO

6.1. COORDENAÇÃO E GESTÃO DE PROJECTOS PEDAGÓGICOS

6.1.1. Coordenadora do Curso de Especialização (5 ECTS) em Inserção Internacional e Política Externa do Brasil, lançado a 5 de Março de 2008, com vinte horas lectivas, leccionado, pela candidata, no ISCSP/UTL. Até ao momento o Curso teve duas edições.


6.2. ACTIVIDADE LECTIVA


6.2.1. 2009-2010 (2º semestre) – Professora Auxiliar, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Disciplinas:
· Projecto Europeu (I Ciclo em Ciência Política)
Regente
· Política Externa Portuguesa (I Ciclo em Relações Internacionais)
· Política Externa das Grandes Potências (I Ciclo em Relações Internacionais)
· Política Internacional (I Ciclo em Relações Internacionais)

6.2.2. 2009-2010 (1º semestre) – Professora Auxiliar, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Disciplinas:
· Projecto Europeu (I Ciclo em Relações Internacionais)
Regente
· Estudos de Área: América Latina (II Ciclo em Relações Internacionais)
Regente
· Política Externa e de Segurança Comum (II Ciclo em Relações Internacionais)
Regente
· Problemas Políticos Contemporâneos (II Ciclo em Ciência Política)

6.2.3. 2008-2009 (2º semestre) – Professora Auxiliar, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Disciplinas:
Cultura e Sociedade no Brasil (Licenciatura em Relações Internacionais) Regente
Organizações Regionais da América Latina (Licenciatura em Relações Internacionais) Regente
Estrutura e Mudança Social na América de Língua Espanhola (Licenciatura em Relações Internacionais) Regente
Política Externa Portuguesa (I Ciclo em Relações Internacionais)
Política Internacional (l Ciclo em Relações Internacionais)
Política Externa das Grandes Potências (I Ciclo em Relações Internacionais)
Projecto Europeu (I Ciclo em Ciência Política) Regente

6.2.4. 2008-2009 (1º semestre) – Professora Auxiliar, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Disciplinas:
Estudos de Área – América Latina (II Ciclo em Relações Internacionais) Regente
Cultura e Sociedade no Brasil (Licenciatura em Relações Internacionais) Regente
Estrutura e Mudança Social na América de Língua Espanhola (Licenciatura em Relações Internacionais) Regente
História do Presente (I Ciclo em Relações Internacionais)
Projecto Europeu (I Ciclo em Relações Internacionais) Regente
Problemas Políticos Contemporâneos (II Ciclo em Ciência Política)
6.2.5. 2007 – 2008 (2º semestre) – Professora Auxiliar, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Disciplinas:
Cultura e Sociedade no Brasil (Licenciatura em Relações Internacionais) Regente
Organizações Regionais da América Latina (Licenciatura em Relações Internacionais) Regente
Política Externa Portuguesa (Licenciatura em Relações Internacionais)
História das Relações Internacionais (I Ciclo em Relações Internacionais)
Projecto Europeu (I Ciclo em Ciência Política) regente
Grande Estratégia Nacional (Mestrado em Estratégia)

6.2.6. 2007 – 2008 (1º semestre) – Professora Auxiliar, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Disciplinas:
· Cultura e Sociedade no Brasil (Licenciatura em Relações Internacionais) Regente
· Políticas Económicas Comuns da Comunidade Europeia (Licenciatura em Relações Internacionais)
· Economia Internacional (Licenciatura em Relações Internacionais e Licenciatura em Gestão e Administração Pública)
· Estudos de Área – América Latina (II Ciclo em Relações Internacionais) Regente

6.2.7. Janeiro de 2007 (2º semestre do ano lectivo 2006-07) – Professora Auxiliar, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Disciplinas:
Políticas Económicas Comuns da Comunidade Europeia (Licenciatura em Relações Internacionais)
Economia Internacional (Licenciatura em Relações Internacionais e Licenciatura em Gestão e Administração Pública)
Cooperação Europeia (Mestrado em Relações Internacionais, na vertente “Estudos do Sistema Internacional”)
Problemas de Cooperação Europeia (Mestrado em Gestão e Administração Pública)
Acordos Regionais Europeus (Mestrado em Relações Internacionais, nas vertentes “Estudos do Sistema Internacional” e “Estudos Europeus”)
Cultura e Sociedade no Brasil (Licenciatura em Relações Internacionais) Regente
Organizações Regionais da América Latina (Licenciatura em Relações Internacionais) Regente
Política Externa Portuguesa (Licenciatura em Relações Internacionais)
História das Relações Internacionais (Licenciatura em Relações Internacionais)
Grande Estratégia Nacional (Mestrado em Estratégia)

6.2.8. 2005 – 2006 – Assistente, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Disciplinas:
· Políticas Económicas Comuns da Comunidade Europeia (Licenciatura em Relações Internacionais)
· Economia Internacional (Licenciatura em Relações Internacionais e Licenciatura em Gestão e Administração Pública)
· Cooperação Europeia (Mestrado em Relações Internacionais, na vertente “Estudos do Sistema Internacional”)
· História do Projecto Europeu (Licenciatura em Gestão e Administração Pública)
· Problemas de Cooperação Europeia (Mestrado em Gestão e Administração Pública)
· Acordos Regionais Europeus (Mestrado em Relações Internacionais, nas vertentes “Estudos do Sistema Internacional” e “Estudos Europeus”)
· Cultura e Sociedade no Brasil (Licenciatura em Relações Internacionais) regente
· Organizações Regionais da América Latina (Licenciatura em Relações Internacionais) Regente
· Integração Europeia (Licenciatura em Relações Internacionais).

6.2.9. Março de 2002 – Julho de 2004 – Assistente, Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília
Disciplinas:
História da União Europeia (Mestrado e Doutoramento em Relações Internacionais)
Organização das Nações Unidas (Licenciatura em Relações Internacionais)
União Europeia: História, Processos e Dinâmicas (Licenciatura em Relações Internacionais)
União Europeia: Sistema Institucional (Licenciatura em Relações Internacionais)
União Europeia: Política Externa e de Segurança Comum (Licenciatura em Relações Internacionais).

VII. DE OUTROS DADOS CONSIDERADOS RELEVANTES

7.1.Vivência no Brasil:

7.1.1. Viveu quinze anos no Brasil (oito no Rio de Janeiro e sete em Brasília).
7.1.2. Durante esse período de tempo, adquiriu conhecimentos vivenciados sobre a realidade brasileira e sul-americana.
7.1.3. Durante esse período de tempo, investigou sobre essas realidades
7.1.4. Foi a primeira Doutora em Relações Internacionais do Brasil.
7.1.5. Em Brasília DF (Universidade de Brasília – UnB) leccionou na área das Relações Internacionais.

7.2.Conhecimento da Realidade Brasileira:

Conhece grande parte da realidade brasileira, designadamente os estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Goiânia e Distrito Federal (Brasília), Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

7.3.Conhecimento da Realidade Sul-Americana:

Conhece diversos países da América do Sul, a saber Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru e Equador.

7.4.Outras Informações consideradas relevantes:

a. Kurs M-1 do Göethe Institut Lissabon, concluído a 14 de Janeiro de 1997.

b. Primeiro nível de A1 a A6 – nível correspondente ao DELF – da Alliance Française de Lisbonne, obtido a 17 de Março de 1997.

c. Zertifikat Deutsch als Fremdsprache do Göethe Institut Lissabon, obtido a 8 de Julho de 1996.

d. English Certificate of the American Language Institute of Lisbon, obtido em Junho de 1991.

e. Domínio de software de computadores na óptica do utilizador.

[1] O Exame de Qualificação é uma prova eliminatória que o doutorando presta a um júri de cinco doutorados da Universidade, a meio do período limite concedido para a conclusão do Doutoramento (quatro anos). O Exame atesta a capacidade do candidato prosseguir e concluir o Doutoramento, caso obtenha classificação de «aprovado». Caso contrário, é automaticamente desvinculado do Curso.

No comments: